domingo, 17 de junho de 2018

As minúcias do inverno Dela!

Imagem relacionadaTodas as manhãs  e isso inclui as que ela está um pouco atrasada para o trabalho, a primeira missão do dia é arrumar a cama. O que é diferente  é arrumar a cama em junho no sul do mundo. É tarefa de empenho. São mantas, coberta de lã  e mais dois cobertores. Porque o inverno geralmente é brusco  e neste ano ele veio pra sacanear, se atravessou e como sempre iniciou no outono. Na próxima semana e um dia antes do segundo jogo do Brasil na copa ele vai de fato ter início no calendário,deveria durar três meses,mas aqui chega primeiro e não tem pressa de partir, se espalha e em meados de outubro dá espaço para  a primavera. Hoje por exemplo não é dia de chuva mas o sol não olhou pra fora um instante apenas. Nublado está o dia, bem cinza,  faz a gente procurar chimarrão, chás, café e comida quente para aquecer. Se come e se bebe muito pra buscar energia e calor.
Neste tempos ela tomou gosto pelo fogão a lenha, o fogo é feito bem cedo e fica acesso o que dá o dia. Fogão de lenha tem seu valor, seu sabor e além de esquentar a casa todinha, faz o cozimento dos alimentos em outro ritmo, ritmo de casa de vó e até ela que não nasceu prendada, arrisca um arroz e uns legumes com molho branco. A gastronomia deste período do ano é espetacular, tem entrevero de pinhão,paçoca,polenta, feijoadas, sopas e cremes deliciosos, carnes assadas e de panela,  as mesmas do verão, mas com um sabor peculiar. As bochechas ficam vermelhas e os olhos brilham vendo a chaleira chiar. Poderia ter sido uma lareira, mas presume que não seria tão bom ficar as voltas. 
Já deu geada este ano e nestes dias se rende um pouquinho e fica encantada observando a paisagem que se pinta de branco, com camadas de várias espessuras. O sol brilha muito cedo nos dias de geada ele vem para derreter o gelo, o céu necessariamente é azul de cartão postal. 
Não se vê ou ouve um pássaro em dias gelados, eles ficam nos ninhos e não emprestam suas cores ao pasto. A grama cresce menos e necessita de pouca poda, os mosquitos se escondem e de flores em seu jardim, apenas o  amor perfeito resiste, é que esta é flor do frio.Também não tem muitas janelas abertas e é bem difícil de secar a roupa na rua. Fica na torcida para não ter chuva, pois inverno chuvoso, realmente ninguém merece.
Ainda era maio e ele chegou tão repentino e brusco que as roupas de meia estação nem foram utilizadas, nada de uma camisa leve ou um sueter fino, a coisa já foi  de se agarrar em muitos casacos, xales e botas. Todos precisam lhe acompanhar aonde quer que vá, é friorenta, super! Não dispensa nunca um xale colorido para dar vida aos looks geralmente escuros, tem frio no pescoço e gosta de mantê-lo aquecido.
Os vinhos ficam mais saborosos no inverno, ela os saboreia em todos os meses do ano, mas nas noites de inverno eles aquecem o coração e a alma, cumprindo seu grandioso  papel. 
Confessa que quando o inverno está se manifestando com força, prefere os sábados domingos e feriados, tem uma certa preguiça de passar frio no terceiro round. Mas vai! Encasacasse em dobro, invoca forças e segue na luta.
E no sul que foi feita pra nascer nesta vida, um dia talvez se acostume e com certeza  afirma que ainda que não esteja acima da linha do equador, dentro DELA vive um inesgotável verão.
Resultado de imagem para chimarrão no fogão a lenha


Nenhum comentário:

Postar um comentário